Sempre a descer! Não a freguesia, claro, mas a nossa visita, já que se optou por começar no «Souto da Sapateira». Uma excelente ideia que sempre nos poupou um esforço adicional – o que, passados tantos quilómetros, é de aproveitar.
Apesar de pequena, a freguesia de Canidelo tem marcas características. Desde logo, a fábrica da pólvora. A verdade é que, enquanto o porta-a-porta rolou nas imediações, havia em todos uma sensação de algum desconforto, com excepção do Paulo Aroso, uma verdadeira pilha-alcalina-de –longa-duração no que a boa disposição diz respeito… Outra característica, esta mais agrícola, prende-se com as plantações de limões, raras em Vila do Conde e que dão um toque diferente à paisagem. Não por acaso, são quase todas do candidato…
E por falar em paisagem, a vista do alto de Canidelo é espectacular, alongando-se a vista pelas freguesias vizinhas até ao mar. Com a luz do sol a desfalecer e a calma que percorre a freguesia, tudo se conjuga para que os fins de tarde, em Canidelo, sejam únicos.
Distância percorrida: 7,82 Kms (Acumulado: 309,38 Kms)