Começámos Tougues bem cedo, numa manhã de Domingo e, pelas 16.30 já tínhamos terminado. Se não fosse o estaleiro da ETAR, poder-se-ia dizer que a freguesia permanece, há muito, parada no tempo. E por falar em ETAR, proponho recordar aqui um texto escrito há bastante tempo, mas que não perdeu actualidade:
«Como é sabido, já lá vão trinta e cinco anos de poder socialista em Vila do Conde, mas no que diz respeito ao tratamento de águas residuais ainda estamos no «ano zero». Felizmente, em Tougues, está a construir-se a primeira ETAR, o que diz bem do enorme atraso em que, também em matéria de Ambiente, se encontra o nosso concelho. Curiosamente, ou talvez não, a verdade é que a freguesia de Tougues parece ter sido promovida à versão vilacondense da «Terra Prometida» em questões ambientais. É que, antes da ETAR, já lá existia o aterro sanitário da LIPOR.
Concerteza que os habitantes de Tougues se devem sentir orgulhosos por acolherem equipamentos que servem milhares de pessoas, já que quer a ETAR quer o aterro servem bem mais do que o concelho de Vila do Conde. Claro que ambos os equipamentos são importantes e servem, mesmo que indirectamente, a própria freguesia, mas a sua chegada causou impacto ao nível da própria estrutura e dinâmica de Tougues, sem esquecer o abalo irreversível na calma e pacatez da vida dos touguenses.
Caberá, então, perguntar: que contrapartidas recebeu a freguesia por ver ser-lhe imposto estes ónus? A resposta é desconsolante: NADA. As redes de água e de saneamento ainda não chegaram. O campo de futebol continua sem as obras reclamadas, a começar pela bancada. A prometida «praia fluvial» não passa de uma miragem eleitoral. Os acessos, como a ponte de Retorta, que bem podiam ajudar, ainda não saíram do papel. Melhores escolas e melhor saúde? Nada! Da parte dos responsáveis, nomeadamente a Câmara Municipal, nada se ouve.
Da actual Junta de Freguesia nem é bom falar, pois deve ter sido mordida pelo vírus do silêncio: nada de confrontos ou reclamações que possam perturbar o descanso do senhor Presidente da Câmara…
Estou certo que a gente sábia, inteligente e honesta de Tougues, saberá agradecer-lhes pela ingratidão nas próximas eleições autárquicas.
Connosco, poderão ter a certeza que encontrarão uma mão honesta e compensadora que dará à freguesia aquilo que ela merece, pelo sacrifício de receber a ETAR e o ATERRO: melhores vias de comunicação, melhores equipamentos sociais e, principalmente, o reconhecimento público pelo serviço que estão a prestar a Vila do Conde.»
Distância percorrida: 8,22 Kms. (Acumulado: 323,80 Kms)