sexta-feira, 17 de julho de 2009

Modivas

Mais até do que Vilar do Pinheiro, no longo pulsar dessa veia que é a Nacional 13, Modivas sempre significou para mim uma espécie de parente de Vilar. Não sei se essa ideia se formou quando era literalmente obrigado a ir até ao Posto de Saúde (não me recordo da nomenclatura exacta…) que existia ali pertinho do cruzamento dos Nove Irmãos e onde a minha mãe me levava para as aterrorizantes e obrigatórias vacinas. Ou talvez pelos amigos que lá tenho. Ou talvez porque ainda é lá que se vira para Vila Chã, essa sim, terra de antepassados. Não sei. A verdade é que sinto uma familiaridade enorme com a freguesia, muito embora não haja um só familiar meu a lá viver – ou, pelo menos, que eu saiba…
A nossa visita teve momentos curiosíssimos. Em Modivas de Baixo íamos todos levando um enorme banho, mas conseguimos fugir à justa da chuva da rega (na imagem). Na zona do Monte vimos uma avestruz a descansar num quintal. E, por várias vezes, me fizeram a gentileza de recordar o meu avô David, professor do ensino básico durante mais de quatro décadas na vizinha Vilar e que, no seu tempo, havia feito exame a vários modivenses – o que desconhecia e que, naturalmente, me emocionou.

Distância percorrida: 12,57 Kms (Acumulado: 79,81 kms)