quinta-feira, 18 de junho de 2009

Parada

Parada é uma das mais pequenas freguesias do concelho, em número de habitantes. Curiosamente, não se nota. Mais uma vez, os contactos decorreram sem qualquer problema e alguns foram tão educados e simpáticos, quanto desarmantes - como a senhora que me chamou ao cimo das escadas, aceitou o que lhe ofereci, para me dizer, com voz doce, que lamentava, mas a sua escolha era outra. Só que disse-o de uma forma tão simples, tão honesta e tão simpática que fiquei desarmado e nem tive capacidade para insistir.
Mais à frente, entre dois pontos da freguesia, optou-se por atravessar uma bouça, o que me remeteu, claro, para os tempos que relato no post sobre Vilar. Mas o que mais me encanta em Parada, como acontece com as restantes freguesias daquela área de Vila do Conde, são as grandes extensões de verde. A paisagem rural, por estas bandas, é deslumbrante, com muitos campos a exibirem, ainda, uma belíssima e antiga moldura de pedra. Outros estão polvilhados pelos fardos cilíndricos plastificados, quais ovos brancos gigantes abandonados no meio dos campos verdes…
Aproximando-se de algo a que se poderia chamar de anacronismo estético (!), fui surpreendido por casas de arquitectura moderna e bastante arrojada na zona da Urbanização 25 de Abril. Curiosamente, porventura por serem casas térreas, não provocam qualquer choque visual ao observador. E dei por mim a pensar naqueles colegas e amigos que vivem enfiados em apartamentos na cidade, quando podiam ter, ali, por preço semelhante, uma casa e uma qualidade de vida incomparáveis. Mas há razões que a razão desconhece…

Distância percorrida: 5,93 Km (Acumulado: 17,99 Km)