domingo, 20 de setembro de 2009

Na terra da mais bonita igreja de Vila do Conde

Mais de 10 km2! A freguesia de Rio Mau é enorme e rebenta com qualquer iniciativa deste género. Ou quase… Na verdade, enquanto nas restantes freguesias registamos uma média de visita de 55 habitações por hora, em Rio Mau a média desceu para metade. O povoamento, aqui, é disperso, o que prolonga, e muito, o tempo necessário para visitar todas as casas.
A vastidão da freguesia leva a que se identifiquem zonas completamente distintas, e que vão desde a proximidade ao rio Este até à vizinhança com a poveira Terroso. Ou então, a imperdível vista sobre a parte Norte de Rio Mau que se obtém a partir do lugar da Portela.
A freguesia, até pela sua extensão, tem uma vocação especial para a agricultura. E, efectivamente, os omnipresentes campos de milho ganham dimensão – o que também acontece com as máquinas agrícolas, claro está… Em contraste, também encontrámos muita gente a viver de agricultura de subsistência e em condições que poderiam ser melhores…
O momento especial ocorreu logo no primeiro dia e já era noite: a visão da igreja românica de Rio Mau, o templo mais bonito do concelho e da região. É claro que isto é subjectivo, mas sou um grande admirador da simplicidade rude do estilo românico. O actual edifício remonta ao século XII e tem na porta principal, com um tímpano belíssimo, a face mais conhecida. O interior, escuro e feérico, abriga elementos onde se misturam influências cristãs com outras de fonte pagã (o famoso barco viking…), sem esquecer a fantástica capela-mor. Estes são alguns dos ingredientes que fazem da igreja românica de S.Cristovão de Rio Mau uma jóia arquitectónica ímpar e que merecia melhor divulgação. Foi tempo, ainda, de recordar trabalhos passados, especialmente a reportagem que fiz quando era director do «Terras do Ave» e que me permitiu descobrir pormenores que ainda fizeram aumentar mais o fascínio que sempre nutri por esta igreja. Vila do Conde, e Rio Mau em especial, têm aqui um diamante raro.


Registo final para mais uma curiosidade animal: depois da avestruz de Modivas e da iguana, em Fornelo, em Rio Mau vimos corças e veados...

Distância percorrida: 21,76 Kms (Acumulado: 345,56 Kms)